EXAMES

Contamos com uma grande variedade de equipamentos de última geração que permite a realização de exames simples aos mais sofisticados. Clique no nome do exame para ver detalhes.

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

É um método de diagnóstico por imagem que utiliza o raio-X para criar imagens de altíssima resolução espacial de todo o corpo humano, com destaque para estruturas e órgãos internos, ossos, tecidos de partes moles e vasos sanguíneos.

ECOGRAFIAS GERAIS E COM DOPPLER

As ecografias são realizadas através do uso de um transdutor que gera ondas sonoras e produz imagens das estruturas internas do corpo. Não utiliza radiação ionizante e não tem efeitos prejudiciais, destacando-se como um método importante para as doenças abdominopélvicas e, principalmente, no monitoramento de mulheres grávidas e seus fetos. É também bastante utilizado como guia para punções e biópsias, bem como condições relacionadas ao fluxo sanguíneo.

DENSITOMETRIA ÓSSEA

É o melhor método de imagem para se medir a densidade, isto é, a “consistência”, do osso e permitir a avaliação do risco de fraturas, causadas principalmente pela Osteoporose. O exame é indolor e seguro.

RAIO-X DIGITAL

O raio-x é um dos exames de imagem mais utilizados e mais comuns. Para gerar as imagens, um feixe de raios-x é disparado e captado como numa fotografia. Nos tecidos moles, por serem menos densos, ele atravessa mais rápido, marcando o local escuro. Já os ossos e tecidos mais densos, dificultam a passagem e geram imagens mais claras. No digital é possível ter uma maior nitidez e contraste, fundamentais para diferenciar as densidades dos tecidos (músculos, órgãos e ossos).

MAMOGRAFIA DIGITAL

Mamografia é um método de imagem que utiliza raios-x de baixa dose para examinar as mamas e auxiliar no diagnóstico das doenças mamárias.

ELETROCARDIOGRAMA

O eletrocardiograma (ECG) é feito com um aparelho ligado a eletrodos que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso. É um exame bem simples, usado rotineiramente tanto na triagem dos prontos-socorros quanto em check-ups preventivos solicitados pelos médicos.

ECOCARDIOGRAMA

Método de diagnóstico que compreende a análise por ultrassom da anatomia e função do coração e parte dos grandes vasos em repouso. Pode ser realizado em pacientes de todas as idades, incluindo recém-nascidos. As principais indicações são: avaliação e dimensão das cavidades e da função ventricular, doenças valvulares, cardiopatias congênitas, sopros cardíacos, endocardite infecciosa, pericardites e derrame pericárdico, hipertrofia ventricular, avaliação pós-cirurgia cardíaca etc.

MAPA

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, conhecida como MAPA, é um exame que realiza a medição automática da pressão arterial por meio de um dispositivo colocado na cintura, que é conectado por um tubo de plástico fino a uma braçadeira instalada no braço do paciente. As medidas da pressão arterial são realizadas a cada 20 minutos durante o dia e a cada 30 minutos no período da noite, sendo semelhante ao procedimento realizado em consultas médicas. Os dados são armazenados em um dispositivo e, após as 24 horas, o paciente retorna ao Centro Clinico Sobradinho para a retirada do equipamento.

HOLTER

Nas arritmias cardíacas, nem sempre é possível detectar algum problema em curtos espaços de tempo. Para resolver esse entrave, existe o sistema Holter, que monitora o paciente realizando a gravação de um exame eletrocardiograma portátil, de maneira contínua, no período de 24 horas até 168 horas (7 dias).

TESTE ERGOMÉTRICO

O teste ergométrico (também chamado teste de esforço) é um teste que mede a frequência, o ritmo cardíaco, a pressão arterial e outros parâmetros cardiológicos durante um esforço físico gradualmente crescente feito por caminhar ou correr numa esteira rolante ou numa bicicleta ergométrica, objetivando aumentar sua demanda metabólica global e, em especial, a demanda metabólica do coração, podendo assim avaliar, entre outras variáveis, a aptidão cardio-respiratória global do indivíduo e a presença de isquemia no músculo cardíaco.